
Clinica Psicologica Lecca
SOBRE
MINHA TRAJETÓRIA
Sou psicóloga atualmente curso uma especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitivo Comportamental - ITC de São Paulo.
Meu foco de atuação é no tratamento de dependência química , depressão, ansiedade (pânico, fobias, TOC),transtornos alimentares e outros transtornos associados.
Iniciei minha carreira no ambiente corporativo onde atuei como Gerente de Desenvolvimento de Pessoas em na área de Recursos Humanos de uma empresa de médio porte em grandes redes hoteleiras.
Tive oportunidade de liderar equipes, implantar diferentes projetos e entender profundamente os anseios profissionais das pessoas em diferentes níveis hierárquicos.
Atualmente trabalho em consultório e em comunidades terapêuticas com atendimentos individual e em grupo, segunda a abordagem cognitivo-comportamental. Com objetivo é auxiliar o paciente a identificar seus pensamentos disfuncionais que influenciam para o uso de substâncias psicoativas, fazendo com que revejam padrões de funcionamento e pensamento, sendo uma terapia ativa, que propõe o reconhecimento do vínculo, onde, juntos construímos habilidades e estratégias para lidar com seus anseios.
TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL
Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação. Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições proposta por Beck a Terapia Cognitiva busca a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas. Reestruturação cognitiva refere-se à reformulação do sistema de esquemas e crenças do paciente através da intervenção clínica que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados.
